Edição nº 87

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

Itaquaquecetuba marca presença em Congresso Estadual e projeto é selecionado para mostra

Comitiva contou com 20 profissionais da cidade em evento realizado na cidade de Santos 

– DA REDAÇÃO

**** 

A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba divulgou nesta semana os encaminhamentos e resultados da sua participação no 38° Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado na última semana na cidade de Santos, no litoral sul.

O evento aconteceu entre os dias 9 e 11 de abril e Itaquaquecetuba foi representado por uma comitiva de 20 profissionais, entre gestores e técnicos, onde foram apresentadas as iniciativas em andamento na cidade, além de contribuir com os debates sobre a situação da Saúde Pública no estado de São Paulo.  

Durante o congresso, Itaquaquecetuba teve um de seus projetos selecionados para a 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, promovida pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS/SP), com o projeto “Protocolo intersetorial para manejo da violência infantil em Itaquaquecetuba”. A iniciativa foi escolhida entre 2,1 mil trabalhos inscritos para representar o estado na Mostra Nacional de Experiências Exitosas, que será realizada em junho. Além de Itaquá, outros 42 projetos foram selecionados para a etapa nacional.

A proposta do município se destacou pela articulação da rede de proteção à infância, com ações integradas que fortalecem o enfrentamento à violência. A partir dessa necessidade, foi criado um protocolo intersetorial envolvendo saúde, assistência social, segurança pública e justiça, com foco na proteção integral e no respeito aos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. 

O protocolo inclui fluxos de atendimento estruturados, descentralização da Profilaxia Pós-Exposição (PEP) infantil para o CSI e capacitação dos profissionais envolvidos. O objetivo é garantir resposta rápida, humanizada e eficaz aos casos identificados.

“A proposta nasceu da percepção da vulnerabilidade de crianças e adolescentes, especialmente em situações de violência, muitas vezes camufladas e subnotificadas. Com o Centro de Saúde Infantil (CSI), Itaquá passou a ter maior capacidade de identificação e acolhimento das vítimas”, explicou o secretário de Saúde, Gabriel Rocha.

“Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo, priorizando nossas crianças e fortalecendo uma rede de proteção que atua de forma conjunta e eficaz”, destacou o prefeito Eduardo Boigues.

Tags

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.