Prova ‘Avaliação Conectada’ é realizada com turmas do primeiro ao quinto ano na rede municipal
– DA REDAÇÃO


A Secretaria de Educação de Itaquaquecetuba informou na terça-feira (15 de abril) que promoveu a prova “Avaliação Conectada”, ao longo de dois dias, com os mais de 25 mil estudantes da rede municipal de ensino. A iniciativa busca acompanhar o processo educacional e ajudar os profissionais no desenvolvimento, com provas direcionadas às turmas do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.
A primeira prova foi aplicada na disciplina de língua portuguesa, sendo que a segunda foi para matemática. Segundo o comando da Secretaria de Educação, ambas as matérias são a base do currículo educacional.
A Secretaria de Educação de Itaquaquecetuba promoveu dois dias da Avaliação Conectada para 25 mil estudantes. A iniciativa busca acompanhar o processo educativo e auxiliar no desenvolvimento com provas direcionadas para turmas do 1º ao 5º ano. No primeiro dia, foi aplicada a avaliação de língua portuguesa, seguida pela avaliação de matemática.
De acordo com a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo, as duas disciplinas são a base do currículo educacional. A avaliação interna, por meio do Centro Municipal de Avaliação Educacional de Itaquaquecetuba (CMAEI), acontece regularmente em todos os bimestres.
Além disso, a pasta de Educação confirmou o início das formações do programa “Alfabetiza Juntos SP” para os professores do primeiro ao quarto ano para docentes e do quinto ano das unidades integrais. As formações, segundo a Administração Municipal, visam preparar os professores para o desenvolvimento de práticas de letramento, bem como aprofundar competências que atendem às necessidades pedagógicas em sala de aula, com base em indicadores de aprendizagem.
“As provas funcionam como um instrumento essencial para monitorar o processo de ensino e acompanhar o progresso educacional, servindo como base para planejar ações e decisões estratégicas voltadas ao desenvolvimento dos estudantes”, apontou a secretária Maria Cristina Perpetuo (Educação).
“O CMAEI é estratégico para monitorar os resultados da aprendizagem e preparar os estudantes para um futuro brilhante. Estamos aqui para incentivá-los nessa conquista”, completou o prefeito Eduardo Boigues.