Edição nº 87

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

Programa “Jardins Comestíveis” inaugura nova instalação no Parque Ecológico dia 22

Iniciativa da ONG “Dia da Terra” une produção de alimentos e mobilização da comunidade

– DA REDAÇÃO


O Parque Ecológico “Mario do Canto”, em Itaquaquecetuba, também vai inaugurar na próxima terça-feira (22 de abril), às 9 horas, o programa “Jardins Comestíveis” – uma criação artística que visa unir princípios agroflorestais para a produção de alimentos e a mobilização da comunidade, empreendedorismo social e foco na geração de renda.
O programa é uma idealização da organização não-governamental (ONG) “Dia da Terra”, em parceria com o artista franco-tunisiano Jean Paul Ganem, com o patrocínio da EDP, realização da Brazimage e do governo estadual, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e com o apoio da Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Educação, e do Instituto EDP.
Embora seja inaugurada na terça-feira, a abertura da instalação ao público acontecerá a partir do dia 29 de abril com a realização de oficinas e vivências em técnicas agroflorestais, cujas inscrições estão abertas (saiba mais nesta edição).
A obra de arte no formato de uma árvore está instalada dentro e ao redor da EMEB Vereador Augusto dos Santos, com uma intervenção urbana de 1.200 metros quadrados. Ela é composta por cem espécies diferentes, a maioria comestíveis, sendo que 50 se tornarão hortas e no futuro uma floresta que alimenta.
O espaço também funciona como um laboratório de estudo e pesquisa. Neste mês, serão realizadas oficinas para a comunidade voltadas à ecogastronomia. As inscrições para as aulas, que acontecem entre 29 de abril e 5 de junho, no Banco de Alimentos, estão abertas e vão até o dia 22.
A existência da escola foi a grande fonte de inspiração do artista para o projeto. “A árvore é um símbolo poderoso, é fonte de vida e a raiz dela está do lado da escola. Me fez refletir sobre a importância de educarmos as crianças para que estabeleçam um relacionamento saudável com a natureza”, destacou Jean Paul.
“Mais do que um jardim, vamos entregar um espaço vivo de aprendizagem, saúde, beleza e pertencimento. O programa representa a essência do Dia da Terra: regenerar o solo e os vínculos entre pessoas, natureza e territórios.”, afirmou Mozart Mesquita, diretor executivo da Ong.
“Convidamos a população para conhecer e interagir com a obra, respeitando o espaço e as recomendações dos profissionais. O programa é importante para a cidade e trará muitos benefícios”, destacou o prefeito Eduardo Boigues.

Tags

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.