Exercício simulado contou com participação de equipes locais e estaduais
— DA REDAÇÃO


A cidade de Ferraz de Vasconcelos realizou na terça-feira (22 de abril) o primeiro exercício de simulação de acionamento do Sistema de Alarme Remoto (Sisar), sendo o primeiro município do Alto Tietê a contar com a tecnologia de alertas da Defesa Civil.
O equipamento visa alertar e mobilizar moradores de áreas de risco em casos de chuvas intensas com possibilidade de deslizamento, e foi instalado no bairro Vila Cristina – uma área mapeada pela Defesa Civil local como de risco geológico. A sirene permite o aviso antecipado para evacuação imediata em situações de emergência.
No simulado, a sirene foi acionada como se houvesse risco iminente, permitindo que moradores e agentes da Defesa Civil realizassem os procedimentos de resposta rápida. Agentes demonstraram a importância da adesão da comunidade durante ocorrências para garantir a integridade física e o bem-estar de todos.
Para a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, a parceria entre o Estado e o Município foi fundamental para a implementação do projeto, que integrará “uma política mais ampla de prevenção de desastres naturais”, informou em nota.
Para a Defesa Civil de Ferraz de Vasconcelos, a vinda do Sisar coloca acidade em vantagem na preparação e resposta a desastres naturais.