Edição nº 87

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

Condemat+ e Estado lançam Escritório Leste com meta para regularizar cerca de 11,5 mil imóveis na região

Área do consórcio foi escolhida para abrigar projeto piloto do governo estadual de forma integrada com os munícipios

— DA REDAÇÃO

****

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+) e o governo do Estado e São Paulo lançaram na manhã desta quinta-feira (8/5) o Escritório Leste que irá concentrar o Plano Regional de Regularização Fundiária. Trata-se de um projeto piloto que visa atuar de forma integrada com os municípios e que tem uma meta de promover a legalização de cerca de 11,5 mil imóveis no prazo de até 6 anos. Participam desta articulação todas as 14 cidades consorciadas.

O lançamento contou com uma programação extensa com técnicos do Estado e representantes das prefeituras com objetivo de apresentar as etapas e as plataformas que irão concentrar o banco de dados acerca dos núcleos passíveis de regularização. O evento contou com a participação do presidente do Condemat+ e prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, que apontou a parceria como um dos maiores avanços na área.

“Nem sempre a cidades possuem as ferramentas necessárias para, sozinhas, fazerem a regularização dos imóveis. Agora, teremos um suporte maior do Estado e ferramentas para acelerar o processo e também ter condições de levar a infraestrutura necessária para essas regiões”, pontuou.

Segundo levantamento inicial dos municípios, vão integrar o Plano Regional de Regularização Fundiária cerca de 1.360 núcleos, que correspondem a mais de 11,5 mil imóveis.

O assessor de Sustentabilidade da Subsecretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, Gil Scatena, destacou a importância da parceria com o Condemat+ e como o Escritório Leste deve atuar na região.

“O Condemat+ já tem uma tradição de fazer trabalhos regionais para solução de problemas comuns aos 14 municípios e a gente tem uma questão de irregularidade fundiária que atinge a todos. Com essa parceria vamos conseguir celeridade, consistência técnica e uma troca de experiência importante. E o governo do Estado estar com a figura das 14 prefeituras só é possível por causa do Condemat”, explicou.

Participaram do evento pelo programa Cidade Legal, Guilherme Serafim e Priscila Borsos, a arquiteta da Coordenadoria de Planejamento Habitacional, Marlene Martins, Aline Costa e Márcio Quedinho, ambos do Instituto Geográfico e Cartográfico (IGC) do Estado de São Paulo.

Representantes dos municípios vieram o vice-prefeito de Arujá, Rodolfo Machado, o secretário de Planejamento de Itaquaquecetuba e coordenador da Câmara Técnica de Desenvolvimento Urbano do Condemat+, Alexandre Feijó; a secretária de Habitação de Itaquaquecetuba e coordenadora do Grupo de Trabalho de Habitação do consórcio, Ângela Quirino, o secretário de Planejamento Urbano e Habitação de Suzano, Elvis Vieira, a diretora de Habitação de Salesópolis, Julia Geovana de Moraes, secretário adjunto de Habitação de Arujá, Vinicius Henrique Alberto Bernardo, o secretário de Sustentabilidade de Biritiba Mirim, Marcel Ian Guidolin M. de Mendonça, secretária adjunta de Habitação e Cidadania de Biritiba Mirim, Regina Sesoko, a secretária de Habitação, Regularização Fundiária e Planejamento Urbano de Mairiporã, Amabile Bernadini Bueno, secretário de Habitação e Interesse Social de Poá, Marcos Dias, e o secretário de Desenvolvimento Social e Longevidade de Guararema, Vanderlon Gomes e equipes técnicas.

Tags

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *