Maternidade, trabalho e sonhos: mulheres mostram que é possível construir trajetórias marcantes
– por LARISSA DIAS
São muitas as histórias de mulheres e mães que inspiram e refletem a força da maternidade. E, neste Dia das Mães, o Diário Itaquá traz dois relatos de destaque em nossa comunidade – uma mãe solo que venceu os desafios de graduação e hoje é pedagoga, e uma empreendedora, ambas de Itaquaquecetuba.


ROSIGLEICE FERREIRA E A FORÇA
PARA CRESCER DURANTE A PANDEMIA
Rosigleice Ferreira enfrentou inúmeros obstáculos para concluir sua graduação em Pedagogia, Mãe solo e profissional de Saúde, ela precisou conciliar estudos, trabalho e cuidados com o filho – tudo isso dentro do contexto da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), entre 2020 e 2022. Sem poder contar com uma rede apoio no início do curso universitário, levava o filho para as aulas presenciais com a autorização da coordenação do curso. “Eu posso dizer com orgulho que o meu filho se formou comigo”, conta.
Pelos cuidados necessários à população durante os meses de quarentena e distanciamento social, a rotina de Rosigleice era intensa. Ela deixava o trabalho, tirava o uniforme na porta de casa e só conseguia ver o filho depois de passar pelos protocolos de assepsia, para evitar qualquer risco de contágio colateral pelo Covid-19. “Minha recarga era o abraço dele”, lembra.
Hoje, formada em Pedagogia, Rosigleice atua em um cargo de formação superior e segue investindo na carreira, com pós-graduação em Psicopedagogia e Neuropedagogia. “Quero ser um exemplo para o meu filho. Ele é o meu maior presente, digo sempre que se eu sou uma super-mãe, é porque sou a mãe de um super-herói”.


SUSANA DE LUCENA E A
CORAGEM DE EMPREENDER
Moradora de Itaquaquecetuba, Susana de Lucena encontrou nos filhos a força necessária para empreender, com uma loja voltada ao público infantil. Ela integrou o universo das crianças ao seu cotidiano e transformou os filhos em “consultores criativos”.
“O meu negócio já é diretamente voltado para as crianças, então muitas vezes quem me ajuda a escolher os produtos da loja são eles”, conta. Segundo ela, os filhos participam ativamente das decisões, e isso fortalece não só o negócio, mas também os laços familiares.
Para ela, o momento mais marcante de sua jornada foi ver os amigos dos filhos visitando sua loja. “Eles ficam todos empolgados, tenho muito orgulho de ter esse local, sem dúvida, essa é a melhor parte”.
Essas histórias mostram que maternidade e realização profissional não são caminhos opostos e podem caminhar juntas, impulsionadas pelo amor, persistência e a vontade de construir um futuro melhor para si e para os filhos.