Segundo Consórcio, serviço atualiza cadastro de propriedades rurais para mapeamento e comunicação
– da REDAÇÃO


A Câmara Técnica de Agricultura do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+) realizou nesta semana uma reunião com representantes do programa “Rotas Rurais” para buscar a ampliação do serviço de cadastramento de propriedades rurais localizadas na zona rural, para que o banco de informações seja integrado na implementação de políticas públicas.
A reunião de trabalho foi conduzida pelo coordenador técnico Evandro Toshiyuki Omura, de Biritiba-Mirim, e contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento e das cidades consorciadas.
Os participantes conheceram os programas e serviços ofertados para ajudar no fomento de ações de quem vive e produz na área rural. O coordenador técnico do Rotas Rurais, Vagner Martins, destacou a importância da adesão das prefeituras ao serviço que tem objetivo de manter constante atualização sobre o cadastro dos proprietários por meio de endereçamento digital. Atualmente, quatro cidades já estão interligadas ao sistema que deve ser ampliado para toda a região.
“Há duas formas de se fazer o cadastramento. Uma pelo usuário, que acessa a plataforma por meio de um aplicativo, e a outra pelo próprio município. Importante que o sistema seja integrado e que fique disponível a todos os segmentos públicos”, destacou Martins.
A reunião na sede do consórcio, em Mogi das Cruzes, também tratou da segurança pública, uma vez que o cadastro também ajudaria na localização de sítios, chácaras, fazendas e agroempresas durante urgências e emergências. Foi firmada uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública que integrou o acesso dos dados à Polícia Militar. Portanto, em caso de alguma ocorrência, basta o proprietário falar o código do imóvel que a corporação conseguirá levantar a sua localização.
Nos próximos dias também começará um piloto junto ao Correios para o serviço de entrega de mercadorias e correspondências através do endereçamento das propriedades, que é gerado no Rotas Rurais. O teste será feito em Mogi das Cruzes.