Edição nº 87

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

Comitiva do Alto Tietê vai ao Pará alinhar estratégias para nova etapa do Recicla Cidade 

Comitiva está na cidade de Benevides entre os dias 19 e 21 de maio para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas

– DA REDAÇÃO

****

Uma comitiva do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+) está em Benevides-PA, para conhecer estratégias e implantar uma nova etapa do Recicla Cidade. O intercâmbio foi organizado pela ONG Espaço Urbano, parceira do consórcio desde 2021 com o programa, que já foi premiado nacionalmente. O grupo chegou à cidade paraense no dia 19 de maio e segue até esta quarta-feira (21/5) com uma imersão sobre as inovações aplicadas ao programa que tem como principal parceria as empresas Natura e Tetra Pak. Um dos principais diferenciais do programa é o uso da Moeda Humanitária, certificada pelo Instituto Banco do Brasil, como política pública. 

A capital paraense, Belém, estará no centro da discussão sobre sustentabilidade, pois irá sediar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (Cop30) em novembro. Nesse contexto, Benevides, localizada nos arredores, também pulsa a pauta ambiental e tem como destaque sua versão mais aprimorada do Recicla Cidade. 

A prefeita de Ferraz de Vasconcelos e vice-presidente do Condemat+, Priscila Gambale, que integra a comitiva, afirmou que a experiência do Pará será levada para o Alto Tietê. 

“A experiência exitosa que estamos vendo aqui a partir de uma atuação intersetorial será levada para a nossa região com o intuito de levar desenvolvimento, sustentabilidade e um novo olhar sobre a economia atrelada a preservação ambiental. Vimos que aqui foi trabalhado muito  o envolvimento de todas as secretarias e o pertencimento da comunidade com o projeto”.

Conhecer as ações adotadas com sucesso em Benevides é estratégico para o Condemat+. Isso porque em setembro de 2024, a Espaço Urbano e o consórcio lançaram a proposta da Rede Regional de Circularidade, com o objetivo de captar patrocínio de empresas para a ampliação das lojas socioambientais – unidades em todas as cidades – e a criação de uma moeda regional, onde o morador de uma cidade possa trocar seus recicláveis também no município vizinho.

Esse modelo foi elencado como uma das prioridades da coordenadora do Conselho dos Fundos Sociais e primeira-dama de Itaquaquecetuba, Mila Boigues, durante a posse da nova gestão no início do ano. Para ela, o programa deve servir como um case de sucesso a partir de uma organização própria, inserida no contexto de cooperação regional. 

“A gente sai daqui com a mente cheia de ideias e vamos levar uma nova fase do projeto para os municípios do Condemat+ para impulsionar as ações de sustentabilidade”.

Em Benevides, já foram ativados 22 Espaços Eco Troca, distribuídos estrategicamente em escolas, centros comunitários e instituições parceiras. O programa e suas inovações visam a ampliação da coleta seletiva, contribuindo com a geração de renda, inclusão produtiva e segurança alimentar. No caso da cidade paraense, foi implantado o Mercado do Bem, onde recicláveis são trocados por itens de primeira necessidade, beneficiando cerca de 180 famílias em situação de vulnerabilidade. 

A prefeita da cidade anfitriã, Luziane Solon, discorreu sobre as transformações sociais que surgiram a partir da implantação do Recicla Cidade que, na versão local recebeu o nome “Recicla Benevides”. 

“A gente conseguiu atingir resultados tão grandiosos que hoje o programa tem atraído outros olhares e se tornado referência para outras cidades. Também quero conhecer como o projeto é desenvolvido no Alto Tietê”.

A viagem conta como uma verdadeira imersão no programa de Benevides, incluindo visitas técnicas e troca de experiência com os representantes do poder público e parceiros envolvidos. 

Também integram a comitiva, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Arujá, responsável por uma das lojas modelo do Recicla Cidade, e coordenadora da Câmara Técnica de Políticas Públicas para Mulheres do consórcio, Clau Camargo; a presidente do Fundo Social de Biritiba Mirim e coordenadora adjunta da Câmara Técnica de Políticas Públicas para Mulheres, Roberta Taino; a presidente do Fundo Social de Salesópolis, cidade que tem a primeira loja modelo de mitigação das mudanças climáticas, Jamily Jhenniffer de Macedo; a diretora técnica de Meio Ambiente de Suzano e coordenadora da Câmara Técnica de Gestão Ambiental e Sustentabilidade do Condemat+, Solange Wuo; a secretária de Meio Ambiente de Itaquaquecetuba e coordenadora do Grupo de Trabalho de Resíduos do Condemat+, Yasmim Zampieri; e as representantes do projeto Educa Mania by Vôlei Mania em parceria com Instituto Maurício de Sousa, Kátia Martins e Cláudia Mendonça.

Tags

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.