Edição nº 87

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

Campanha “Maio Amarelo” leva simulador de colisões para o Centro de Itaquaquecetuba

Evento contou com a participação do Detran e da Polícia Rodoviária para conscientização 

– por ANDRÉ DINIZ 

**** 

A praça Padre João Álvares, no centro de Itaquaquecetuba, recebeu na manhã desta quinta-feira (22 de maio) a penúltima atividade da campanha “Maio Amarelo”, de conscientização pela segurança no trânsito, promovida em uma parceria entre a Prefeitura de Itaquaquecetuba e o Detran-SP. 

A grande atração foi a disponibilização de um equipamento que, por meio da realidade virtual, simula as condições de uma colisão caso o motorista esteja usando um telefone celular ao volante. A ação contou também com a unidade móvel da Secretaria de Mobilidade Urbana, além da distribuição de panfletos educativos, exposição da Polícia Rodoviária e uma blitz de conscientização junto aos motoristas. 

O simulador de colisão consiste numa plataforma onde o participante é afivelado em uma poltrona e, com óculos de realidade virtual, passa por uma simulação onde está em um veículo e, ao deslizar por um trilho de cerca de cinco metros, ele atinge uma barreira de forma abrupta, mas controlada. Os participantes do Centro de Convivência da Melhor Idade (Cemi), bem como pessoas que transitavam pela praça. 

Pedro Russo Furtado, chefe de Fiscalização de Trânsito do Detran-SP, ressaltou a importância do tema da campanha do “Maio Amarelo” deste ano: “Desacelere – Seu Bem Maior É a Vida”. “A alta velocidade é o maior fator que causa mortes no trânsito, tanto de pedestres quanto de motoristas ou motociclistas. Por isso trazemos esta ação para o centro da cidade, para reforçar a importância de uma condução responsável”, afirmou. 

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, o “Maio Amarelo” deste ano foi trabalhado principalmente nas escolas públicas com os estudantes atuando como agentes multiplicadores da conscientização junto às famílias, e está previsto para o fim do mês uma última ação com a população da Melhor Idade no Cemi, com a simulação de atendimento a um atropelamento com idosos. 

“A Prefeitura de Itaquaquecetuba tem atuado de maneira ininterrupta para a melhoria do trânsito, em diversas frentes. Uma delas foi a melhoria da infraestrutura viária com recapeamento, asfaltamento e iluminação pública de qualidade, a outra é estabelecer políticas públicas e abordagens para a prevenção aos acidentes de trânsito, principalmente com as crianças, criando uma cultura de trânsito responsável”, afirmou o vice-prefeito Rogério Tarento, que participou da ação.

Tags

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.