Escola no Jardim Josely terá mais de 500 vagas com potencial para futura expansão, segundo Boigues
– por ANDRÉ DINIZ


****
Autoridades e moradores do Jardim Josely, em Itaquaquecetuba, acompanharam na tarde desta quinta-feira (21 de maio) a oficialização da entrega da Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Antonio Alves de Lima, que oferecerá 550 vagas para a Pré-Escola e o Ensino Fundamental.
A solenidade contou com a presença do prefeito Eduardo Boigues, do vice-prefeito Rogério Tarento, dos secretários municipais Marcello Barbosa (Governo) e Maria Cristina Perpetuo (Educação), do presidente da Câmara de Vereadores Dr. Roque, além de outros membros da Câmara de Vereadores, além da família do patrono da nova unidade de Ensino.
A Emeb foi construída do zero com recursos da Prefeitura, e conta com seis andares e capacidade de atender 550 alunos da pré-escola e do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, substituindo a antiga unidade escolar que funcionava no bairro em um imóvel alugado, e dispõe de elevadores para o atendimento de alunos com mobilidade reduzida e da Educação Especial.
Esta é a quinta escola municipal a ser entregue na chamada “Maratona da Educação”, iniciada no começo do mês, que prevê a entrega de nove escolas, entre novas unidades e reformas generalizadas de escolas já instaladas na cidade. Segundo dados da Prefeitura, desde o início de maio já foram oficializadas mais de 2 mil novas vagas de ensino em escolas em Itaquaquecetuba.
Durante a cerimônia, a diretora da unidade de ensino reforçou a importância da nova Emeb para a comunidade e destacou a necessidade da população abraçar e preservar as instalações, além de agradecer a todos os servidores públicos que viabilizaram a construção da nova escola.
O presidente da Câmara de Vereadores destacou o cuidado da Administração Pública na construção e entrega de novas escolas, que dispõem de todas as facilidades para todas as crianças, e reafirmou o compromisso do Poder Legislativo em trabalhar, juntamente com a Prefeitura, para a melhoria da qualidade de vida da população.
A secretária de Educação de Itaquaquecetuba apontou que a nova unidade atende às necessidades registradas pelo Município, e que agora a nova escola se torna um ponto de referência no Ensino Fundamental na região do Jardim Josely e bairros do entorno.
Para o secretário Marcello Barbosa (Governo), as conquistas recentes da educação são esforço do trabalho coletivo da Municipalidade. “Temos uma equipe que trabalha muito e este é o resultado: cinco escolas entregues e mais de 2 mil novas vagas”, afirmou.
Em sua fala, o prefeito Eduardo Boigues reiterou que está acompanhando de perto as necessidades da comunidade e que busca recuperar o tempo negligenciado na Educação em administrações anteriores, e que a região receberá novos equipamentos no futuro, como um novo ecoponto, além de confirmar a entrega dos uniformes escolares para os alunos no final de maio.
“Espero que a comunidade nos ajude a cuidar desta escola, da mesma forma que vamos nos esforçar para que tudo dê certo. Uma das coisas que vamos mudar é no tráfego aqui no entorno, com a sinalização adequada e lombofaixas para que não haja nenhum risco para nossas crianças”, afirmou.