Edição nº 87

Confira os destaques desta semana, totalmente GRÁTIS, no seu computador ou no seu celular!

SEU BOLSO: MEIs de Itaquá têm até 30 de maio para apresentar declaração anual

Itaquaquecetuba possui cerca de 31 mil MEIs formalizados

— DA REDAÇÃO

****

Os microempreendedores individuais (MEIs) têm até a próxima sexta-feira (30) para entregar a declaração anual de receitas brutas. O objetivo é informar para a Receita Federal o faturamento da empresa, que não pode ser superior a R$ 81 mil por ano. Para arrecadação acima desse valor, o empreendedor deve procurar um contador.

“É bom deixarmos o munícipe atento a esse prazo. Estamos à disposição para auxiliar quem precisar de ajuda para realizar a prestação de contas”, disse o secretário de Emprego e Desenvolvimento Econômico, Luciano Dávila.

A sala de atendimento do Sebrae funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h, nas dependências da Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Econômico (rua Dom Thomaz Frey, 89 – Centro – 3º subsolo). O telefone para mais informações é o 11 4642-2121.

No ato da apresentação da declaração anual, também é solicitada a relação mensal de faturamento preenchida, bem como documentos da empresa. A declaração deve ser feita exclusivamente pelo titular.

Os microempreendedores que não apresentarem a documentação no período solicitado serão multados e os valores variam de acordo com o período. Além da multa, quem não entregar a declaração anual pode ter o CNPJ bloqueado.

Itaquá possui cerca de 31 mil MEIs formalizados. “A maioria são das áreas de beleza, moda, construção civil, transportes, comércio varejista, bares e restaurantes. Vamos nos atentar para não passar a data limite de regularização”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.

O registro MEI possibilita a formalização simplificada e sem burocracias, o desempenho da atividade de forma legal, o acesso facilitado a serviços bancários, baixo custo em valores mensais fixos e benefícios previdenciários.

CUIDADOS
Devido à facilidade de acesso, empresas são abertas pela internet, mas depois os proprietários não procuram a prefeitura para efetivar a regularização, ficando sujeitos a penalidades previstas em lei, tais como o cancelamento do CNPJ e multas, cujos valores dependerão do período em que a empresa permanecer irregular.

A prefeitura realiza a identificação e notificação dos representantes das empresas em desacordo com a lei. Por isso os microempreendedores individuais devem procurar o posto de atendimento do Sebrae, tanto para regularização quanto para envio da declaração anual.

Tags

Compartilhe nas Redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu melhor email e mantenha-se atualizado, fique tranquilo não vamos lotar sua caixa de email.